Ao chegar no garimpo já é possível observar o verde da mata nativa e melhor ainda, desfrutar da exuberante natureza através da trilha ecológica que dá acesso a visita subterrânea. Há também a opção de ir com o veículo até o local, com área aberta e coberta.
A visita pela trilha ecológica é muito prestigiada pelos turistas, que se encantam com a mata nativa. Nela é possível observar placas com os nomes de árvores e se encantar com as belezas naturais que dão acesso ao garimpo em atividade. Emoções diferentes e imperdíveis em um só passeio.
Logo na chegada os turistas são recepcionados pelo guia do garimpo, que distribui os equipamentos de segurança, apresenta o passeio e conduz para o início da visitação pelos túneis subterrâneos, contemplados pela bela natureza que os cercam.
Pensando na comodidade dos turistas, os túneis foram preparados para a visitação mantendo o aspecto natural dos garimpos. A acessibilidade e a segurança são essenciais, estando aptos a todas as pessoas que pretendem conhecer inclusive portadoras deficiências motoras
No local da apresentação do trabalho no garimpo, depois de acomodados, os turistas podem tirar as dúvidas e interagir com o guia e o garimpeiro, que explicam como é o trabalho nas minas, a retirada da pedra ametista, a formação geológica, bem como como os órgãos fiscalizadores dos garimpos, entre outras informações muito interessantes.
Uma das explicações no garimpo é sobre a fé, que é extremamente importante na vida e no trabalho dos garimpeiros. Seja qual for à religião, nos túneis há sempre a imagem de um Santo para recordar a fé, meditar, fazer um pedido pela proteção e agradecer ao final cada de dia.
No final do passeio o guia explica como é feito o carregamento de uma detonação na rocha e da importância do exército no trabalho do garimpo. Logo após, em um local seguro, é feito uma experiência única e muito empolgante para os turistas, que é a explosão da rocha, sempre com muita segurança e responsabilidade.